Papel Espiritual de Vênus e Marte
- Pierra Mayer
- 24 de jun.
- 3 min de leitura
Por que as mulheres vem de Vênus e os homens de Marte?
Mesmo nos textos mais antigos, como “As Artes Adivinhatórias” e “Tratado Elementar de Magia Prática”, ambos escritos por Papus, são escassas as explicações a respeito da origem entre a conexão de Vênus com o lado amoroso. Na mitologia romana Vênus é a deusa do amor e da beleza, mas antes dela outras divindades femininas já tinham associação com esse planeta, como Hator, no Egito Antigo. Para os egípcios ela era a responsável por nutrir os bebês faraós logo após o seu nascimento, era conectada a Via-lactea, a Lua e a Vênus.
A origem desse conhecimento permanece um mistério, mas abre possibilidades de questionamentos, principalmente ao refletir sobre o posicionamento do planeta em relação a Terra. Seguindo em ordem de afastamento do Sol, temos: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, etc. A Terra se posiciona exatamente entre os planetas Vênus e Marte, um representa o sagrado feminino, a concepção, a magia do feminino. Enquanto o outro mostra todo o lado masculino. Marte é o elemento fogo, a guerra, que naturalmente traz destruição, a ação, a agressividade.

Refletir sobre esse posicionamento pode dar um vislumbre do que os antigos perceberam a respeito do Universo e da influência espiritual desses planetas com relação ao planeta Terra. Hermes Trismegisto escreve na Tábua de Esmeralda que “O Sol é o pai e a Lua é a mãe”, deveras o Sol é o grande propulsor de todo o sistema que ele alimenta, a Lua, em contrapartida, absorve a energia solar e a reflete para a Terra. Analisando em uma esfera mais sólida, estão os planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. O primeiro é um planeta bastante oscilante, com temperaturas que variam de 430° C à -180° C, sua velocidade de translação é de 47,87 km/s sendo o planeta mais rápido de todo o sistema, talvez por isso seja chamado de “o mensageiro dos deuses” e associado ao deus que leva o seu nome. Em contrapartida, o trio dos planetas seguintes tem características um pouco mais semelhantes, com estruturas de núcleo, manto e crosta, tiveram atividade vulcânica no passado, todos possuem campos magnéticos.

Vênus tem uma pressão atmosférica muito superior à da Terra e a de Marte, o que demonstra uma grande quantidade de energia acumulada. Marte por sua vez, é o mais veloz dos três, o que gera maior quantidade de energia cinética. Ainda assim, esses fatos são conjecturas da relação entre esses planetas e seus significados. Diante disso podemos pensar em duas hipóteses semelhantes: Vênus e Marte poderiam ser vistos como “pai e mãe” da Terra em um aspecto mais físico, enquanto o Sol e a Lua teriam os respectivos papéis a nível espiritual. A segunda possibilidade seria que o ser humano ao observar o planeta Vênus pela manhã, com toda a sua beleza, trouxe a representação desse ideal de beleza para a sua vida cotidiana e, ao compreender a implicância dos astros na vida conectou Vênus a energia do sagrado feminino e marte a energia do sagrado masculino, ambas como visões da expressão do feminino e do masculino do planeta Terra.
Seja como for, em qualquer ritual que se pretenda fazer com a energia de Vênus, você conseguirá ativar a capacidade de criar, de amar, de seduzir e de atrair. Com a energia de Marte conseguirá cortar, vencer qualquer problema, encerrar e conquistar.



Comentários