Energia Solar e seu Papel Espiritual
- Pierra Mayer
- 6 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de jul.
Sistema Solar:
É um sistema composto por uma estrela central (Sol) e 9 planetas conhecidos que orbitam ao seu redor, além de inúmeras estrelas, cometas, meteoros, asteroides e outros corpos celestes que fazem parte desse sistema.

Sol
Visão Astronômica:
O Sol é uma estrela amarela anã, que é a maior de todo o sistema solar. Por essa razão todos os planetas próximos giram ao seu redor. Como estrela, o Sol é formado por gases, não tendo nenhuma superfície sólida. Esses gases estão em processo constante de fusão nuclear, no qual a pressão no núcleo da estrela transforma hidrogênio em hélio. A fusão nuclear é exotérmica, ou seja, emite energia em vez de absorvê-la. Essa energia aquece o Sol, tornando-o uma bola de plasma, o quarto estado da matéria. A emissão de luz e calor e o equilíbrio gravitacional de todo o sistema é o que torna possível a vida no planeta Terra.

Importância Astrológica:
Na astrologia o Sol é entendido como um planeta, porque há muito tempo, na era de Aristóteles e Copérnico as pessoas acreditavam que era o Sol quem orbitava em torno da Terra. Essa crença foi baseada no movimento que o Sol faz no céu, nascendo no Leste e se pondo no Oeste. Com o passar dos anos, os cientistas compreenderam que esse movimento é apenas aparente, pois nem sempre a sensação que temos exprime o que de fato acontece. Por exemplo, quando viajamos de carro, as árvores parecem se mover pela janela, mas um observador que está fora do veículo perceberá que quem está se movimentando realmente é o veículo e não o contrário. Como a astrologia é anterior ao modelo Heliocêntrico (Sol no centro do Sistema Solar), ela vê o Sol como um planeta.
O Sol irradia energia, tem o potencial de iniciar as coisas, afinal o dia começa e termina com base no “movimento do Sol”, o tempo é medido por quantas vezes a Terra gira em torno dele. Essa é a estrela central e responsável por todo o nosso sistema, sendo assim, tem uma forte influência na personalidade do ser humano. O ego é mostrado pelo Sol. O signo no qual o Sol se encontra mostra como essa pessoa se expressa no mundo, revela como o seu ego está presente em cada área da sua vida.
O Sol também se relaciona as figuras de autoridade da vida dessa pessoa, então um estudo mais aprofundado de relacionamento entre a posição dele com relação a outros corpos celestes dirá como é a relação dessa pessoa com o próprio pai, com o chefe, com irmãos mais velhos, mostrará também como essa pessoa se posiciona quando assume um papel de autoridade na casa, na família, no trabalho e nos relacionamentos amorosos. Por ser uma estrela, o Sol também representará a maneira como cada um é visto pela sociedade, se é capaz de criar fama ou não e se esse reconhecimento será positivo ou negativo.
Influência Espiritual:
O Sol é o responsável por energizar a Terra e é pela energia dele que nos recarregamos, é dos raios solares que as plantas utilizam a energia para realizar a fotossíntese enfim, ele doa constantemente energia para todos os planetas do seu sistema.
Como dito a energia solar é ativa, irradiadora, iluminadora, quente, masculina e positiva. Sendo assim, existem magias que podem ser feitas durante o dia, mas pela característica dissipadora e irradiadora do Sol, acaba não sendo o ideal. Imagine que você precisa arrumar um eletrodoméstico, não seria mais prudente tirá-lo da tomada? É mais ou menos o mesmo princípio, se você quer manipular energias, é mais interessante que não tenham outras energias sendo “descarregadas” sobre você no momento em que estiver fazendo a sua ativação.
Por outro lado, o uso da energia solar é fundamental para carregar elementos, como cristais, amuletos, velas, plantas, varinhas mágicas, medalhões, etc. Ao deixar esses elementos por determinada quantidade de tempo sob os raios solares conseguirá ativações poderosas de energia sobre eles e, então, poderá usar a energia armazenada para o fim proposto.
Outro fato importante é entender o momento correto para colher cada erva e fazer cada oferenda. Ervas solares, masculinas e ativadoras tem efeitos mais potentes quando colhidas durante o dia. Da mesma maneira, cada divindade e cada orixá tem a hora certa para ser reverenciado e oferendado, por exemplo o orixá Ogun recebe as suas oferendas pela manhã, assim como a divindade Helios ou Hórus.




Gratidão Pierra 💕🙌🏼amei o conteúdo
Muito esclarecedor Pierra, obrigado por compartilhar conhecimento com a gente. 🙂