Energia de Mercúrio e seu Papel Espiritual
- Pierra Mayer
- 20 de mai.
- 3 min de leitura
Visão Astronômica:
Mercúrio é considerado o menor planeta do Sistema Solar desde o rebaixamento de Plutão a planeta anão. É o planeta mais próximo do Sol, por isso o desenvolvimento da vida nesse planeta é bastante difícil, pois há grande instabilidade climática, com extremos de temperaturas quentes e frias, a atmosfera fraca e uma superfície escura, talvez devido à presença de grafite ou mesmo pelas altas temperaturas, que “carbonizam” as paisagens. Mesmo com todas as adversidades, é um planeta intrigante e que chama a atenção dos astrônomos por conter água, tanto em estado sólido quanto líquido (em menores quantidades).

Importância Astrológica:
O planeta Mercúrio é visto como o responsável por raciocínio, comunicação, pelas ideias, pelas inovações, viagens. Tudo isso está relacionado ao fato de ele estar mais próximo ao Sol e te se mover com muita rapidez, assim como os pensamentos. Outro aspecto importante que abraça o significado astrológico desse planeta está na associação dele com o deus Hermes (gregos) e Mercúrio (romanos), assim sendo ele aplica todas as características relacionadas a essa divindade, na vida das pessoas. Hermes é o viajante dos mundos, esse fato está estreitamente vinculado as viagens físicas, mas vai além, viagens astrais também tem relação com a posição de Mercúrio no mapa de alguém, assim como a visão de mundo, capacidade de adaptação, agilidade de pensamento, criatividade para encontrar novas soluções para as coisas, habilidades comerciais, organização mental, pode mostrar tendências para dificuldades mentais como TDH, TEA, depressão, ansiedade e outras questões psicológicas. Muito do caráter do indivíduo é visto pela posição de Mercúrio, que pode ser instável e dual (como o signo de gêmeos) ou focado, dedicado e servil (como o signo de virgem). Cada posição mostrará quais facetas desse planeta tão intrigante se aplicam a vida da pessoa, assim como em quais áreas essas características serão vistas com maior intensidade.

Influência Espiritual:
Em questões espirituais, é um planeta fascinante, pensando que o Sol é a fonte de energia que sustenta todo o sistema, Mercúrio é o que está mais próximo dessa fonte de energia, ou seja, é o que constantemente recebe a maior potencia de irradiação. Isso faz com que as temperaturas sejam extremas porque é como num dia quente, quanto você está no Sol, a pele arde e queima com o calor, mas quando vai para a sombra, a temperatura ameniza. Nesse planeta esse é um processo constante, sendo que a face voltada para o Sol superaquece, e a face oposta super esfria.
Olhando para esse fenômeno, podemos perceber que a fluidez energética é muito rápida, porque embora seja o ano dure apenas 88 dias terrestres, o dia mercuriano tem duração de 59 dias da Terra. Então toda a energia emanada pelo Sol é eliminada na face oposta a ele. Tudo que acontece em Mercúrio é vivido com muita intensidade, as ideias vêm com muita emoção, tudo é absorvido com muita potência. Por outro lado, quando a filtragem acontece e o indivíduo percebe que aquilo que parecia tão perfeito em um primeiro momento, não é o que ele imaginava, não tem problema nenhum em expulsar a energia e seguir em frente se abrindo para novos pensamentos.
Sendo assim, ao trabalhar com energias mercurianas, é preciso muita cautela, tanto no manejo de ervas, quanto em buscar conhecimentos ligados a alquimia (ciência que tem muito da energia de Mercúrio), porque aquele que usa da paciência e da sabedoria, para aprender com calma, pode alcançar coisas grandiosas, mas quem procura por resultados imediatos e se contenta com a superficialidade do conhecimento, verá as coisas explodindo e evaporando das próprias mãos.
Em Mercúrio existe água, isso significa que existe o potencial para a vida, mas e pouca, então precisa ser manejada com calma e sabedoria para não desperdiçar os poucos recursos que possui. Assim é a energia desse planeta, pode te coroar com ideias brilhantes para projetos incríveis, mas se não souber absorver e conduzir com os pés firmes no chão, a tendência é que o ego passe a frente e a energia solar acabe te queimando.
Comentários