Planeta Terra e seu papel Espiritual - Parte 1
- Pierra Mayer
- 15 de abr.
- 3 min de leitura
Ao compreender a si mesmo em toda a sua estrutura, (física, emocional, biológica, mental, espiritual, energética) você abre as portas para novas dimensões de relacionamentos com o meio que o cerca e, assim, passa a ter um papel ativo no Universo.
O reflexo de micro e macro cosmos expresso pela sentença da tábua de esmeralda: “o que está em cima é como o que está embaixo”, pode ser aplicado na comparação do ser humano com o planeta Terra. Assim como no homem, no planeta também existe uma fonte interna de poder, mantido com uma camada sólida que é envolta por camadas mais sutis.
As diversas vibrações geradas pelos seres que aqui vivem, repercutem na frequência do planeta e influenciam o seu processo de evolução espiritual. Por essa razão, é fundamental conhecer a fundo o planeta no qual vivemos e aprender como ajustar nossa energia a dele, para que juntos possamos evoluir e alcançar esferas superiores.

Origem do Planeta Terra:
De acordo com os cientistas, a Terra se formou no momento da criação do Universo como o conhecemos, deixemos de lado por um instante as visões religiosas a respeito da criação. Seguindo a hipótese do Big Bang, a Terra foi formada a partir dessa explosão que gerou uma quantidade imensa de calor, consequentemente o planeta estava superaquecido. No entanto, no cosmos, as temperaturas são negativas, o que provocou um esfriamento de fora para dentro. Com este processo, começa a criação das massas rochosas, que dão origem à crosta terrestre.
Este esfriamento liberou gases que formaram a atmosfera. Acredita-se que a partir daí, as moléculas de hidrogênio e oxigênio se uniram e deram origem à água. Outra teoria afirma que a água chegou ao planeta através dos meteoritos que se chocavam com a Terra, pois estes continham cristais de H2O em sua composição.
Seja qual for a explicação sobre a origem do líquido, a partir deste instante, começou a chover e a consequência foi o aparecimento dos oceanos primitivos. Assim, lentamente, surgiram as condições para o nascimento da vida na superfície do planeta.
A nível espiritual, há correntes que defendem a chegada de seres de outros planetas que vieram tanto para auxiliar o processo evolutivo, quanto como forma de exílio. Dentre esses espíritos estão os seres vindos de Capela, Arcturianos, Fadas, Reptilianos e tantos outros que passaram aqui pelo planeta em algum momento. Alguns continuam, outros só estiveram durante um ciclo.
Estrutura do Planeta:
O planeta Terra é divido em três camadas internas principais: o núcleo, o manto e a crosta e em quatro sistemas: litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Camadas do Planeta:
Crosta:
A Terra é um planeta telúrico que possui uma circunferência externa bem delimitada, a qual se dá o nome de crosta. É composta por rígidos blocos denominados placas tectônicas e, também, oceanos.
Manto:
Logo abaixo da crosta, está o manto. É dividido em duas partes, sendo o manto superior uma camada mais fria e pastosa e o manto inferior uma região quente e liquefeita. Como sua temperatura é extremamente alta (chegando a 2000 ºC), os minerais que o compõem permanecem em estado líquido em forma de magma.
Núcleo:
Essa é a parte interna da Terra, também é a mais quente, alcançando cerca de 6000 ºC e é composta por 80% de ferro e os demais 20% por chumbo, urânio e potássio. Que, em sua maioria, são metais pesados.
Sistemas do Planeta:
Litosfera:
É formada por rochas e minerais. É a camada geológica mais fria da Terra e também a mais fina. Além das rochas, é nessa camada que se encontram as placas tectônica, que são dividias em placas oceânicas e placas continentais. Essas permanecem em movimento constante sobre o magma. A movimentação é responsável por abalos sísmicos (terremotos) e vulcões.
Hidrosfera:
O planeta Terra, é majoritariamente composto por água, cerca de 70% da superfície. A hidrosfera integra toda a água do planeta, que está distribuída em lençóis freáticos, lagos, rios, mares, oceanos e as águas glaciais, localizadas nos polos.
Atmosfera:
A atmosfera é a camada gasosa da Terra. É formada por diversos gases, tais como enxofre, argônio e, principalmente, nitrogênio e oxigênio. Essa composição gasosa contribuiu para o estímulo da fotossíntese, que auxilia no equilíbrio dos componentes químicos do ar, o que possibilita a vida no planeta. A atmosfera tem vários quilômetros de altitude a partir da crosta e nesse espaço se subdivide em várias camadas, cada uma composta por diferentes combinações de gases que contribuem para a proteção dos raios UV emitidos pelo Sol.

Biosfera:
Esse sistema é a combinação dos elementos necessários para que haja seres vivos.
É na biosfera que está a integração da oferta de recursos hídricos, aproveitamento de luz e rendimento de solo para o crescimento de plantas, desenvolvimento da fotossíntese e possibilidade de evolução das mais variadas formas de vida.





Gratidão por tanto conhecimento.
Que maravilha de aula!