Onda: O que é e como age na Energia Espiritual - Parte 1
- Pierra Mayer
- 13 de mar. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de jul. de 2025
Esse é um conceito que em teoria é muito simples, todos tem uma ideia de uma onda do mar, de uma pedra caindo em um lago ou de gotas de chuva batendo contra poças. Tudo isso são ondas de água. Porém entender como esse conceito age dentro do campo espiritual é essencial para conseguir alterar o próprio padrão energético e, assim, alcançar outros planos e frequências.
A onda é um fenômeno da física que é definido como uma perturbação que se propaga no espaço e tem um período de tempo. Ela pode acontecer em um meio (como a água, o ar, a terra, um tecido, etc), ou pode ser transportada pela combinação de um campo magnético e um campo elétrico (luz, raio x, ondas de rádio, etc).

Além do meio de propagação, as ondas também são classificadas em uni, bi ou tridimensionais, sendo que as ondas unidimensionais são aquelas que se propagam apenas em uma direção (ex: a onda em uma corda), as bidimensionais se propagam em duas direções (ex: ondas em um lago), tridimensionais se propagam em todas as direções (ex: ondas de rádio).
Sem dúvida o estudo das ondas vai muito além dessas ideias básicas, mas o que citamos até aqui já é suficiente para introduzir as noções necessárias para descortinar os véus da fé cega e abrir os olhos da lógica por trás das experiências espirituais. Agora, vamos aprofundar cada um desses elementos, aplicando-os na visão espiritualista.
Onda:
É uma perturbação que gera uma oscilação, por um tempo. Analisando essa definição temos que se trata de uma perturbação, ou seja, um evento que acontece que tira o equilíbrio, a paz ou a inércia, de um determinado meio por um período de tempo. Para ilustrar esse conceito, imagine que você está usando uma roupa bem leve, te um tecido fresco e está parado em frente ao mar. Você está sozinho, na sua frente o oceano está calmo, ao seu redor a areia clara e fofinha reflete os raios do Sol. Então, você fecha os olhos e sente um vento fresco tocar sua pele, esse vento balança a sua roupa, você inspira, e o vento para.
Essa é uma cena que mostra o evento de onda. Sim haviam as ondas do mar, mas foquemos a atenção no movimento da sua roupa. Você não fez nada, estava apenas parado ali, mas o vento “perturbou” o tecido e fez sua roupa balançar por um tempo. A roupa continuou igual, apenas se moveu e voltou para o lugar. Então esse evento de onda não provocou nenhum tipo de transformação no meio no qual agiu. Imagine agora que ao invés de um vento fresco, o que aconteceu foi que distraído, você não percebeu que estava próximo ao mar, e de repente, uma onda veio e lambeu suas pernas, movimentando a sua roupa e colando ela ao seu corpo. Nesse caso, a onda transformou o meio no qual ela se propagou.
Além da perturbação a onda acontece em um espaço de tempo. Ela não é eterna. E observando esse tempo no qual ela acontece, podemos calcular o período da onda e a frequência, sendo a segunda um dos termos mais utilizados quando se fala de energia e espiritualidade. Elementos da Onda:

Período, Frequência e Amplitude:
Em termos absolutamente simplistas, o período se trata do tempo que uma onda leva para completar uma oscilação. Para entender isso é preciso olhar para o comprimento da onda, que é medido sempre de crista a crista ou de vale a vale. Então se analisa quanto tempo demorou para que a energia percorresse esse trajeto.
A frequência, por sua vez, mostra quantos comprimentos de onda existem em um determinado tempo, ou seja, em 1 minuto quantos comprimentos de onde tem? Quanto maior a repetição, maior a frequência.
A amplitude de uma onda é a distância entre a posição de equilíbrio e a altura de uma crista ou de um vale. É a altura máxima que a onda pode atingir. Lembrando que a onda sempre parte de um ponto de equilíbrio alcança determinadas altura e profundidade.


Iniciando os estudos, obrigada Pii por compartilhar preciosidade espiritual e evolutiva. Consegui o acesso e agora é so fluir.!!!! Bjs tudo de bom, estou feliz com a sua melhora e volta por cima como planeta gliteroso. Uhuul!